quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Financiamento Caixa - Modalidade Construção

Oi pessoal!!! Ano passado quando decidimos mesmo construir, comecei a procurar lotes para comprar e já estava pesquisando sobre os tipos de financiamento. No primeiro momento iríamos fazer a modalidade: Aquisição de terreno e construção, mas com a graça de Deus conseguimos comprar o lote a vista por um preço muito bom em comparação aos outros do condomínio.

Para construirmos uma casa gigantesca dessa, acho que nem se trabalhássemos a vida toda íamos conseguir. Por isso fazer com recursos próprios era inviável, além de ficar anos construindo, na hora que acabássemos a casa o que começou primeiro já ia precisar de reforma, hehehe. Ao pesquisar mais sobre o financiamento de construção fiquei bem animada, pois não retiraríamos dinheiro das nossas reservas para a entrada sendo que o lote fica alienado pela Caixa, então ele serve como entrada. Mais um benefício é de só começar a pagar as parcelas do financiamento depois da casa finalizada, já com o habite-se, porém pagamos os juros antes.

Muita gente corre de financiamento pensando nos juros abusivos, mas esse da construção particularmente não acho abusivo, na minha simulação os juros são de 10% ao ano, menos de 1% ao mês, muito diferente do Construcard que a maioria utiliza.

Outra vantagem é possuir um cronograma do que será feito cada mês, eu que gosto das coisas organizadas acho isso uma coisa boa. É importante contratar uma mão de obra séria e especializada para não atrapalhar no cumprimento do cronograma já que a Caixa vai liberando o dinheiro a partir do cumprimento de cada etapa. Assim a cada etapa concluída é debitado na conta o valor estabelecido no cronograma. Portanto para a primeira etapa é necessário ter uma reserva para começar a obra, depois da conclusão a gente solicita a visita do engenheiro que confirma se foi feito e assim mês a mês. Um detalhe: a primeira etapa só é liberada depois de averbado na escritura do lote o contrato da Caixa e entregue na agência.

Pessoal, eu só sei disso tudo depois de ler bastaaaante na internet, conversar com a funcionária da Caixa que faz somente isso e passar por váááários correspondentes e cada um foi acrescentando informações. Por último, quando eu já achava que sabia de tudo procurei um correspondente que tinha costume de fazer essa modalidade-construção e recebi uma bomba!!! Falei com ele tudo que sabia e perguntei se estava tudo certo aí ele me disse que como eu e o meu digníssimo não somos casados o lote precisava estar no nome dos dois senão a Caixa iria barrar na hora de liberar o financiamento pra gente, que isso tinha acontecido há mais ou menos um mês atrás com um casal que ele estava fazendo o mesmo procedimento.

Depois de quase um ano todo arrumando a documentação e ainda estar errada...



Fiquei doida porque jurava que estava tudo certo e para alterar a escritura demora um tempão, além do que, na hora achei que teria que pagar tudo de novo (ficou mais de 7 mil), quase surtei. Aí liguei de novo (isso foi fim de setembro) para o correspondente  e perguntei como o casal que deu problema conseguiu resolver (pq só pra poder marcar o casamento tem o prazo mínimo de 30 dias, mais o tempo para averbar a escritura não ia sair esse ano, aff). Aí ele falou que eles fizeram um contrato de União Estável com a data anterior à compra do lote e averbaram na escritura do lote. E foi assim que a gente fez, no dia 03/10 fizemos a União Estável e no mesmo dia levamos no cartório de Registro de Imóveis para averbar (112 reais, mais barato que fazer nova escritura), deram o prazo 03/11 mas que podia ligar antes pra saber se está pronto.

Nesse meio tempo, assim que acabaram de tirar o barranco, juntamos toda a documentação e levamos no correspondente para já ir colocando no sistema e solicitar a visita do engenheiro da Caixa (400 conto só a visita) para ele fazer a vistoria do lote (ficaria faltando só averbar a escritura, mas o engenheiro nem ia reparar isso). No dia 20/10 o engenheiro nos ligou e falou que passaria lá à noite, fiquei tão nervosa, mas achei estranho como que de noite ele ia enxergar alguma coisa no lote, às 20:45h ele chegou tirou algumas fotos e não deu mais detalhes. Fiquei arrependida de não ter puxado assunto e perguntado mais coisas. O correspondente falou que o engenheiro tem 5 dias úteis para fazer o laudo (o prazo finaliza hoje).

Então estamos nessa agonia, torcer para averbação ficar pronta logo (ligo lá todo dia kkk), o engenheiro dar o laudo aprovando e depois a Caixa liberar o financiamento... Assim que assinarmos o contrato na Caixa deverá ser o primeiro dia da obra porque depois de um mês o engenheiro vai lá de novo analisar se cumprimos a primeira etapa.

Escrevi pouco né...


Bjus

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A Novela do Barranco

Olá pessoal, nem acredito que finalmente estou escrevendo essa postagem, a retirada desse barranco foi realmente uma novela. No começo de Setembro, depois de muito cobrar do engenheiro e do arquiteto, nunca vi pessoas tão enroladas, conseguimos dar entrada do projeto no condomínio e na prefeitura (a prefeitura aprovou bem rápido). Porém, estávamos com mais pressa no condomínio para retirar o barranco o mais rápido possível, porque quando fôssemos dar entrada no financiamento da Caixa o barranco já devia ter sido retirado para evitar qualquer problema de liberação (o engenheiro da Caixa podia cismar de mandar a gente concretar tudo e teríamos que gastar bem mais. A terra no nosso lote é bem firme, tem quase 1 ano que compramos o lote e mesmo com várias chuvas, igual uma que deu em janeiro, não desceu nada de terra), então tudo está atrasando por causa desse bendito barranco.

Para retirar o barranco conversamos com os 2 vizinhos para os lotes ficarem mais harmônicos e não ficássemos com um buraco no meio, rsrs. Eles concordaram em retirar, mas um dos vizinhos só ficava discutindo com o condomínio a respeito de taxas e também não concordava com a empresa que ia retirar o barranco devido alto valor que iria ficar, aff (os 3 ficariam em 46 mil, sendo 20 mil só o nosso). Aí de tanto ele brigar no condomínio o síndico ficou de pirraça e falou que todos nós iríamos precisar da aprovação da prefeitura, sendo que o valor da taxa é altíssimo (4,60 por m³ e só o nosso seria 2409m³ de terra, ou seja, só de taxa ficaria aproximadamente 11 mil reais, um absurdo!!!). Procuramos o síndico e depois de várias conversas e uma reunião extraordinária no dia 30/09 eles finalmente decidiram deixar nós tirarmos tendo em vista que demos entrada com o projeto antes dessa mudança cobrando a taxa, ufa.

Abaixo está o projeto de retirada (a imagem está ruim, mas será: 10m de largura por 15m de altura, irão permanecer 9m de largura ocupando o lote, por causa do ângulo de inclinação):

E FINALMENTE no dia 05/10 começamos a retirada que durou 14 dias (demorou por causa de chuva e da quantidade de terra).



Acompanhem o processo:

Dia 05 às 13h, eles começaram 12h
Dia 05 às 13h, eles começaram 12h
Dia 05 às 13h, eles começaram 12h
Dia 05 às 13h, eles começaram 12h
Dia 05 às 17h
Dia 05 às 17h
Dia 05 às 17h
Escalamos a montanha
Escalamos a montanha
Escalamos a montanha
Escalamos a montanha
Dia 07 às 11h
Dia 07 às 11h
Dia 08 às 10h
Dia 08 às 10h
Dia 11 às 17h
Dia 11 às 17h, olha eu aí gente
Dia 15 às 09h
Dia 15 às 09h
Dia 19 às 17h, lindamente pronto e nivelado!!!
Dia 19 às 17h, lindamente pronto e nivelado!!!
Dia 19 às 17h, lindamente pronto e nivelado!!!
Dia 19 às 17h, Vista de baixo pra cima, nuuu, bora fazer uma escalada, kkkk
Dia 19 às 17h, vista lateral, está com uma barriga mas vai ficar direitinho depois quando for feito o muro
Dia 19 às 17h, vizinho
Dia 19 às 17h, dos fundos pra frente, lindamente pronto e nivelado!!!
Dia 19 às 17h, lote vizinho
Os lotes vão até a cerca, mas não tiramos tudo pois tem uma caída de água no primeiro patamar do talude, iremos fazer escada hidráulica nos dois extremos do lote, fazer um muro de arrimo de aproximadamente 3m e plantar grama amendoim em todo barranco que sobrou.

Ah!!! Depois de tanto escrever estava esquecendo o principal, no meio da retirada, o meu digníssimo cismou que queria desistir de tudo porque a casa ia ficar muito grande e a gente só terá 7m sobrando no fundo, quase fiquei doida, mas a culpa foi dele que queria um espaço na lateral da casa que passasse um carro então tivemos que fazer a casa mais estreita e comprida. Mas depois de acabar achou que o espaço está até bom, ele estava com medo da casa ficar muito perto do barranco. 

Sei que o barranco no fundo é bem feio mas vamos nos esforçar com o paisagismo para camuflá-lo o máximo possível, não será de imediato pois não está no cronograma da Caixa, ou seja, só Deus...

O próximo passo é juntar os documentos para dar entrada na Caixa, já estamos com outro pepino, mas deixamos para próxima postagem, um pepino de cada vez, kkkk.

Acabei essa postagem às 3h, ou seja, comenteeeem, hehehe!!!


Bju