quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Financiamento Caixa - Modalidade Construção

Oi pessoal!!! Ano passado quando decidimos mesmo construir, comecei a procurar lotes para comprar e já estava pesquisando sobre os tipos de financiamento. No primeiro momento iríamos fazer a modalidade: Aquisição de terreno e construção, mas com a graça de Deus conseguimos comprar o lote a vista por um preço muito bom em comparação aos outros do condomínio.

Para construirmos uma casa gigantesca dessa, acho que nem se trabalhássemos a vida toda íamos conseguir. Por isso fazer com recursos próprios era inviável, além de ficar anos construindo, na hora que acabássemos a casa o que começou primeiro já ia precisar de reforma, hehehe. Ao pesquisar mais sobre o financiamento de construção fiquei bem animada, pois não retiraríamos dinheiro das nossas reservas para a entrada sendo que o lote fica alienado pela Caixa, então ele serve como entrada. Mais um benefício é de só começar a pagar as parcelas do financiamento depois da casa finalizada, já com o habite-se, porém pagamos os juros antes.

Muita gente corre de financiamento pensando nos juros abusivos, mas esse da construção particularmente não acho abusivo, na minha simulação os juros são de 10% ao ano, menos de 1% ao mês, muito diferente do Construcard que a maioria utiliza.

Outra vantagem é possuir um cronograma do que será feito cada mês, eu que gosto das coisas organizadas acho isso uma coisa boa. É importante contratar uma mão de obra séria e especializada para não atrapalhar no cumprimento do cronograma já que a Caixa vai liberando o dinheiro a partir do cumprimento de cada etapa. Assim a cada etapa concluída é debitado na conta o valor estabelecido no cronograma. Portanto para a primeira etapa é necessário ter uma reserva para começar a obra, depois da conclusão a gente solicita a visita do engenheiro que confirma se foi feito e assim mês a mês. Um detalhe: a primeira etapa só é liberada depois de averbado na escritura do lote o contrato da Caixa e entregue na agência.

Pessoal, eu só sei disso tudo depois de ler bastaaaante na internet, conversar com a funcionária da Caixa que faz somente isso e passar por váááários correspondentes e cada um foi acrescentando informações. Por último, quando eu já achava que sabia de tudo procurei um correspondente que tinha costume de fazer essa modalidade-construção e recebi uma bomba!!! Falei com ele tudo que sabia e perguntei se estava tudo certo aí ele me disse que como eu e o meu digníssimo não somos casados o lote precisava estar no nome dos dois senão a Caixa iria barrar na hora de liberar o financiamento pra gente, que isso tinha acontecido há mais ou menos um mês atrás com um casal que ele estava fazendo o mesmo procedimento.

Depois de quase um ano todo arrumando a documentação e ainda estar errada...



Fiquei doida porque jurava que estava tudo certo e para alterar a escritura demora um tempão, além do que, na hora achei que teria que pagar tudo de novo (ficou mais de 7 mil), quase surtei. Aí liguei de novo (isso foi fim de setembro) para o correspondente  e perguntei como o casal que deu problema conseguiu resolver (pq só pra poder marcar o casamento tem o prazo mínimo de 30 dias, mais o tempo para averbar a escritura não ia sair esse ano, aff). Aí ele falou que eles fizeram um contrato de União Estável com a data anterior à compra do lote e averbaram na escritura do lote. E foi assim que a gente fez, no dia 03/10 fizemos a União Estável e no mesmo dia levamos no cartório de Registro de Imóveis para averbar (112 reais, mais barato que fazer nova escritura), deram o prazo 03/11 mas que podia ligar antes pra saber se está pronto.

Nesse meio tempo, assim que acabaram de tirar o barranco, juntamos toda a documentação e levamos no correspondente para já ir colocando no sistema e solicitar a visita do engenheiro da Caixa (400 conto só a visita) para ele fazer a vistoria do lote (ficaria faltando só averbar a escritura, mas o engenheiro nem ia reparar isso). No dia 20/10 o engenheiro nos ligou e falou que passaria lá à noite, fiquei tão nervosa, mas achei estranho como que de noite ele ia enxergar alguma coisa no lote, às 20:45h ele chegou tirou algumas fotos e não deu mais detalhes. Fiquei arrependida de não ter puxado assunto e perguntado mais coisas. O correspondente falou que o engenheiro tem 5 dias úteis para fazer o laudo (o prazo finaliza hoje).

Então estamos nessa agonia, torcer para averbação ficar pronta logo (ligo lá todo dia kkk), o engenheiro dar o laudo aprovando e depois a Caixa liberar o financiamento... Assim que assinarmos o contrato na Caixa deverá ser o primeiro dia da obra porque depois de um mês o engenheiro vai lá de novo analisar se cumprimos a primeira etapa.

Escrevi pouco né...


Bjus

31 comentários:

  1. Menina que complicado hein! Estamos torcendo para dar certo e que enfim vcs possam começar a construção ainda esse ano.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe que seja esse ano, o problema vai ser nas chuvas de janeiro, quero nem preocupar antecipadamente, kkk.

      Bjus

      Excluir
  2. Oi tati, desculpe a perguntar, mas quanto que tá o custo do m² que a caixa financia? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem relativo, tudo com eles tem que ser baseado em tabela, o m² não deve ser menor que a tabela do SINAPI: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/sinapi/sinapi_201610_2.shtm

      E também os custos de cada coisinha (materiais) tem nesse SINAPI, nem sei onde olhar, mas cronograma estava pronto desde Agosto aí quando mandamos o cronograma pro engenheiro da Caixa ele pediu pra atualizar a tabela pelo SINAPI pois os valores alteram muito, ou seja, haja burocracia.

      O nosso m² no cronograma ficou em 1047 reais.

      Excluir
  3. Oi Tati,

    Eles são chatos e exigentes!! Eu fiz Aquisição de Terreno e Construção e na primeira visita do engenheiro da CEF ao terreno já tive que entregar o projeto da casa... ele ficou complicando com meu projeto e meu engenheiro tinha que ficar explicando para ele, essa demora do engenheiro da CEF para liberar o laudo da vistoria levou 32 dias!!
    Segura a ansiedade guria, porque daqui pra frente a gente depende muuuito do tempo dos outros!!!
    Vi a planta da tua casa, te prepara que os gastos vão longe!! Mas vai ficar mmto linda e do tamanho que vocês fizeram... é pra vida toda, hehe.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que o engenheiro da Caixa foi bem rápido, cumpriu o prazo certinho, o correspondente só passou as documentações pra ele em 28/10, o que atrasou foi o meu engenheiro que tinha feito umas coisas fora da tabela e eles não aceitam, assim que alterou ele aprovou o laudo em 16/11, mas o atraso foi devido aos feriados e e ele pedia as alterações por email e eu esquecia de abrir o email. Agora vamos ver o tempo para assinar o contrato, fiquei sabendo ontem que mandam a documentação para outra cidade, torcer para ser rápido.

      Bjuuu

      Obs: era isso que vc ia me falar????

      Excluir
  4. Olá! Tati deu vontade de sentar e chorar com tanta dificuldade!!
    Trabalho em construtora e sei quanta burocracia existe, mas fica em paz, no fim tudo se acerta.
    Desculpa mas eu ri demais com essa carminha kkkk
    Beijos 😘
    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caixa é sinônimo de burocracia né, mas até agora não tenho o que reclamar, está indo tudo rápido, quem sabe começamos a construir ainda esse ano!

      Bjus

      Excluir
  5. Oi Tati!

    Ai vizinha, se a gente parar pra pensar, colocar os pontos nos iiis, a gente nem pensa em construir! Mas o que seria da vida sem os nossos sonhos?!
    Eu acho que quando é algo que a gente deseja muito, todas as forças positivas e boas energias são atraídas! Então não se preocupe, tudo dará certo e as coisas vão caminhar da melhor forma!
    Estou torcendo para que dê tudo certo com o seu financiamento!
    Obrigada por compartilhar as informações! Mais cedo ou mais tarde teremos que pedir dinheiro emprestado para o Temer também! :P

    Bjs!
    Lidi
    https://segurashouse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a força do pensamento é tremenda, quando coloquei nas mãos de Deus e fiquei tranquila tudo começou a desenrolar. Se for pegar empréstimo procure sempre os melhores juros, parece óbvio mas vejo muita gente dando bobeira.

      Bjus

      Excluir
  6. Tati, obrigada pela visita meu bem, sei bem que não é nada fácil aprender, é dolorido, mas tenho certeza de que é muito gratidificante sentir-se caminhando e crescendo. Fico feliz por seu aprendizado e disposição. Parabéns e vamos em frente que tem muito pela frente, bjssss
    http://construcaonewville.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, espero que eu possa ajudar alguém com tudo que aprendi.

      bjus

      Excluir
  7. Tati, boa sorte na empreitada, estou na fase do projeto e só penso em modelos de casa. Uma coisa muito importante em um blogs de construção é postar o custo dos materiais e serviços, acho que é o que mais interessa nessa fase, mesmo que cada um viva uma realidade é bom termos parâmetros. Abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho importante colocar os custos, quando começar a construir vou tentar colocar o máximo de informações possíveis. Continue acompanhando.

      bjus.

      Excluir
  8. Oi moça, é a primeira vez que posto um comentário em um blog, mas é que compartilhamos de um mesmo sonho... vibrei com o assunto abordado por vc, pois estamos justamente buscando informações sobre essa modalidade de financiamento da Caixa... esclareceu muitas interrogações que tínhamos, obrigada! Oro para que Deus continue te abençoando e realize LOGO seu sonho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigada pela oração, esse assunto de construção financiada é pouco divulgada na internet, tem 1 ano que leio sobre o assunto e ainda não sei tudo. Se tiver mais dúvidas pode me perguntar, se eu não souber corro atrás pra descobrir pra vc. Deus te abençoes também, vai com fé que tudo se ajeita.

      Bjus

      Excluir
  9. Construção, reforma é isso mesmo.,
    Adrenalina no ultimo grau.
    Isso é gostoso hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostoso mesmo, tirando a hora que as coisas atrasam e não depende da gente!

      Bju

      Excluir
  10. Uauu amei as informações, tds dizem que pagamos duas ou até 3 casas ao financiarmos. Esperando mais noticias. Um abraço !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Três eu não sei, mas acho que duas com certeza, mas tentaremos todo fim de ano ir pagando uma quantia boa para amortizar aos poucos.

      Bjus

      Excluir
  11. Oi Tati!
    Bem isso!!! Imagina nem terminar a obra e já ter que começar as reformas, desanima né? rsrs... Amei o post :)
    Beijos

    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Construir por vários anos não dá né Grazi. Obrigada

      Bjus

      Excluir
  12. Tati, que bom que deu tudo certo.... Tô torcendo pra esse engenheiro não ter dado dor de cabeça pra vcs..
    Volta com novidades

    Beijoos

    embuscadeumcantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~~ SPOILER ALERT ~~ Graças a Deus ele não deu, dia 16 fez o laudo aprovando tudo, agora é só esperar a Caixa para assinarmos o contrato.

      Bjus

      Excluir
  13. Oi Tati, estou curiosa para saber como anda a situação por ai. Correu tudo bem com a documentação e entrada no financiamento? Essa parte burocrática é chata demais, mas estou na torcida para tudo ter corrido bem. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ainda não. Mas estou com fé que em poucos dias será liberado! Torça por nós! Bjus

      Excluir
  14. Oi, Tati.Também vamos financiar na modalidade construção em terreno próprio, mas devemos entregar o processo na Caixa esse mês, na vdd já éramos para estar no início da construção, porém o primeiro correspondente que procuramos não nos ajudou muito, só atrasou nossa vida. rs
    No tempo de Deus dá tudo certo, temos que ter paciência. ! bjs

    http://construcaocasinhaverde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiani, vocês vão começar sem a liberação da Caixa?

      Se tivéssemos feito isso estávamos ferrados, porque acabou demorando demais! Arrumar um correspondente bom adianta demais, nisso tivemos sorte.

      Excluir
  15. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir