sexta-feira, 10 de junho de 2016

O Terreno

Nesse segundo post vim mostrar e falar um pouco sobre o terreno. Quando compramos tivemos muita sorte pois era um dos últimos do condomínio, mais ou menos plano (lá tem cada lote com desníveis inacreditáveis) e uma boa metragem de 15x40m, além da vista para a lagoa.

O lote vai até aquela cerca no alto

Na época da compra estávamos na dúvida entre esse e outro um pouco menor, perto da área social e plano, mas como não gostamos de barulho optamos pelo meu atual. O que mais deixa o lote feio é o barranco que tem atrás, que ocupa mais de 15m do lote, penso em tirar todo o barranco, gramar (não tem necessidade de concretar pois é uma terra bem vermelha e compacta, e as outras casas tem mais de 10 anos e não desceu nada de terra) e plantar coqueiros como nessa foto abaixo, mas o arquiteto acha melhor fazer pavimentos e utilizar como pomar. Não pensei nisso ainda, cena para os próximos capítulos. 

Os coqueiros no fundo para esconder o barranco

O lote está em uma rua com descida, ou seja, ele tem um desnível lateral (não sei se é assim que fala), quando olhamos de frente ele é mais baixo à direita. Para não gastarmos muito com aterramento iremos fazer a laje suspensa ao invés de encostada no chão, além de gastarmos menos vamos ficar mais tranquilos em relação a umidade e infiltração.


Como o condomínio não permite a construção de muros (infelizmente) devemos deixar 1,5m de cada lado e 3m de frente, ou seja, a construção pode ter no máximo 12x37m. Por ser um lote estreito e comprido acho que ficaria melhor uma casa com dois pavimentos, para não virar um corredor sem fim, rsrs. E também poder aproveitar a vista da lagoa, pois no momento só conseguimos vê-la porque não tem casa em frente, mas quando construirem teremos somente a vista da nossa varanda no segundo pavimento.


  No próximo post irei falar sobre o estilo de casa que estou planejando. Continuem acompanhando, beijos!

2 comentários:

  1. Olá, Tati! Muito grande o seu terreno, e realize pesquisas na internet sobre os valores para acertar esse desnível, se irá ficar muito caro, e converse com um engenheiro, mas já vai com as perguntas prontas. Agora será uma fase para você ir realizando o projeto, e outra dica é você dividir o espaço da casa de acordo com suas necessidades, e depois se preocupe com a fachada e arquitetura da casa. Ficamos apenas preocupados com a divisão da casa, e a fachada saiu algumas coisas que não queríamos, mas como estava no projeto e estamos usando o financiamento da CEF, se mudar agora tem que pagar taxas. Só que iremos dar prioridade ao acabamento interno, e da área externa que iremos fazer depois que acabar o cronograma da CEF. Abraços!! http://odiariodaconstrucao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou mesmo conversar com o engenheiro sobre o desnível, mas quero muito não fazer aterramento. Já tem mais de 6 meses que estou planejando a casa e tem mais de 2 meses que o arquiteto começou o desenho, assim que estiver pronto vou postar aqui. Também vou fazer a área externa depois que acabar o cronograma senão a metragem irá passar do limite.

      Excluir